Nós ligamos para você!

Enviado com sucesso! Ligaremos em instantes.

ICMS - ST

Um aplicativo que realiza o
cálculo automático do ICMS-ST

VHSYS logo

Realize o cálculo ICMS-ST com o aplicativo do sistema VHSYS que faz as validações e calcula automaticamente o imposto ICMS-ST

Não sabe como calcular o ICMS-ST?
O aplicativo ICMS-ST é a solução para calcular o imposto de substituição tributária. Ele permite realizar as validações e o cálculo automático do imposto ICMS-ST, integrado ao sistema VHSYS. Descomplique e evolua a gestão de seu negócio.

Cálculo ICMS-ST automático

Cálculo ICMS-ST automático

Não perca tempo realizando o cálculo da substituição tributária em planilhas. Usando o aplicativo ICMS-ST da VHSYS é muito mais fácil realizar o cálculo do imposto. Ao utilizar o aplicativo, é necessário apenas que você crie parâmetros para o cálculo das alíquotas usando a regra de NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul), por cliente ou até mesmo por produto. Isso é importante, pois existem muitas variantes para chegar ao valor final do imposto.

Após configurar o aplicativo, o cálculo será feito automaticamente e os dados serão preenchidos em suas notas fiscais ao emiti-las, evitando que tenha que preencher uma a uma o imposto ICMS-ST. Traga mais agilidade e segurança para a gestão do seu negócio.

Não erre no Cálculo ICMS-ST

Não erre no Cálculo ICMS-ST

Evitar erros na hora de calcular o ICMS-ST é fundamental para sua empresa se manter dentro das conformidades fiscais. Caso o cálculo do substituto tributário seja feito de forma incorreta, seu negócio pode ser enquadrado como inadimplente. Evite esses problemas com um aplicativo que faz o cálculo automaticamente.

Aplicativo exclusivo

Aplicativo exclusivo

Para usar o aplicativo de cálculo de ICMS-ST é necessário ser um cliente do sistema de gestão empresarial da VHSYS. Sendo assim, não é possível adquirir somente o aplicativo, pois ele faz parte do ERP VHSYS. Conheça nossos planos e preços e torne a gestão de sua empresa mais prática.

Segurança de dados

Segurança de dados

O sistema VHSYS e todos nossos aplicativos trabalham com a tecnologia de criptografia e o certificado SSL (mesmos processos realizados pelos bancos), assim suas informações estão totalmente seguras. Isso te proporciona a tranquilidade e confiabilidade necessária para gerenciar a sua empresa.

Confira no vídeo abaixo como funciona o aplicativo ICMS-ST:

Não perca tempo realizando o cálculo do ICMS-ST. Tenha um aplicativo que faz o cálculo para você agora mesmo.

Pessoas que instalaram o aplicativo do ICMS-ST também se interessaram por:

Tire suas dúvidas:

  1. O que é ICMS-ST?
    Icone de lista

    O ICMS é um Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços. O ST é substituição tributária do ICMS. A substituição acontece quando o responsável pelo recolhimento do imposto é atribuído a outro contribuinte, que no caso é o contribuinte substituto. Vamos a um exemplo:

    Pense na cadeia produtiva: indústria de calçados, distribuidores, lojas e consumidor. Sem a substituição tributária, cada venda realizada por cada integrante da cadeia teria ICMS incidente na nota. Com a substituição tributária, recolhe o ICMS apenas a indústria de calçados que é a substituta, ou seja, ela paga todo ICMS de toda a cadeia produtiva.

    Mas, o custo todo fica com a indústria?

    Não, quando as indústrias, distribuidores e lojas forem emitir nota fiscal dos produtos após a venda, o valor do ICMS será incluído no valor da mercadoria e assim todos contribuem. O custo do ICMS é até repassado ao consumidor final, pois no valor do produto adquirido está incluso o ICMS pago pela cadeia.

  2. Como é feito o cálculo do ICMS-ST pelo VHSYS?
    Icone de lista

    O cálculo de substituição tributária é realizado pelo aplicativo da VHSYS de forma automática. Apenas é preciso que você configure o aplicativo e consulte o contador para realizar a ação, para que os dados utilizados sobre a tributação da empresa sejam os corretos.

  3. O aplicativo ICMS-ST é um simulador?
    Icone de lista

    Um fato gerador de dúvida é se o aplicativo é um simulador. Não, o aplicativo realiza o cálculo da substituição tributária e lhe entrega o valor final após o uso de forma automática. Sendo assim, é necessário que contrate um plano do sistema de gestão empresarial da VHSYS, para fazer uso do exclusivo aplicativo ICMS-ST. Se sua empresa produz mercadorias, comercializa ou realiza prestação de serviços, é do Regime Comum ou optante pelo Simples Nacional, precisará realizar a substituição tributária quando exigido e usar o aplicativo ICMS-ST para fazer o cálculo é a melhor opção.

  4. O que significa NCM?
    Icone de lista

    O NCM é a Nomenclatura Comum do Mercosul e se trata de um código estabelecido pelo governo para identificar a natureza das mercadorias e promover o desenvolvimento do comércio internacional. Esse é um dos tópicos que pode ser escolhido no aplicativo ICMS-ST para realizar a base de cálculo.

  5. Como descobrir a minha alíquota?
    Icone de lista

    O ICMS é um imposto que é encaminhado aos estados e por isso ele possui variação. Na maioria dos estados, ele é de 17%, mas pode variar. O ideal é que consulte o seu contador e confirme a sua alíquota.

  6. Quando não se aplica o regime de substituição tributária do ICMS?
    Icone de lista

    Algumas atividades que não precisam de substituição tributária são:

    - Quando se destina mercadoria a um sujeito passivo por substituição da mesma mercadoria. Exemplo: a saída do fabricante de calçado para outra indústria do mesmo produto;

    - Quando se destina mercadoria para o processo de industrialização;

    - Quando há saída de produto de forma interestadual para um estado em que não haja substituição tributária.

  7. Fatores utilizados para o cálculo ICMS-ST
    Icone de lista

    Cada estado pode legislar sobre o ICMS, segundo a Constituição Federal. Desta forma, cada estado decide quanto vai cobrar de imposto e quando. Desta forma, alguns valores para o cálculo podem variar, mas não a forma como ele deve ser realizado. O aplicativo ICMS-ST considera os seguintes fatores, após configurado:

    - MVA Ajustado: Margem de Valor Agregado, também conhecido em alguns estados pela sigla IVA, é percentual apurado e convencionado pela legislação vigente para formar a Base de Cálculo na apuração do valor do ICMS-ST.

    - Alíq. de ICMS-ST no estado destino: Alíquota INTERNA de ICMS do Produto ou NCM informado no Estado Destino da operação.

    - Red. Base de ICMS-ST: Trata-se da Redução da Base de cálculo do ICMS-ST, nos casos previstos pela legislação.

    - Red. Base de ICMS: Trata-se da Redução da Base de cálculo do ICMS próprio da operação, nos casos previstos pela legislação.

    - Não reduzir valor do ICMS: Não deduz o valor do ICMS próprio do valor do ICMS por Substituição Tributária.

    - Inscrição Estadual do substituto tributário.