Central de ajuda / Financeiro

Artigos nessa seção

DRE Gerencial

Com o DRE gerencial do vhsys você tem uma visão completa sobre as finanças da sua empresa e consegue entender como está a saúde financeira do negócio. Nunca mais perca dinheiro!

Toda essa operação é feita automaticamente, precisando apenas manter os seus dados atualizados.

Vamos te mostrar! ?

Neste artigo você vai aprender:

1. O que é DRE?

2. Como acessar o DRE no vhsys

3. Gerenciar categorias

4. Lançamento de receita ou despesa

5. Gerar o DRE

 

1. O que é DRE?

O Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE) é  um relatório que descreve as operações realizadas pela sua empresa. Entre eles, são comparadas as contas de receitas, despesas, investimentos, custos e reservas, mostrando a formação do resultado líquido da empresa.

2. Como acessar o DRE no vhsys

Para acessarmos o DRE gerencial, acesse:  Financeiro ⇢ DRE Gerencial.

Chegamos ao DRE! 

Você pode filtrar o período que deseja verificar e clicar para Pesquisar ().

3. Gerenciar categorias

Para gerenciar ou cadastrar uma nova categoria, clique no botão Gerenciar categorias.

Aparecerá uma nova tela da seguinte forma:

Para adicionar uma nova categoria, clique em Adicionar:

1. Descrição da Categoria: Preencha o nome da categoria.

2. Tipo de categoria: Escolha se a categoria é uma receita ou despesa.

3. Aparecer dentro de: Caso você queira que essa nova categoria criada seja uma subcategoria, clique nesse campo para selecionar a categoria já cadastrada. 

Ex.: Temos a categoria vendas já criada, mas você gostaria de adicionar uma subcategoria chamada Vendas Externas. Na Descrição da Categoria coloque Vendas Externas e em Aparecer dentro de selecione a opção Vendas.

Obs.: As categorias são utilizadas na composição do Fluxo de caixa, do Extrato e do DRE. O centro de custo é utilizado para facilitar a análise das suas movimentações financeiras, aparecendo somente no Extrato.

4. Grupo financeiro: Crie uma nova categoria dentro de um grupo financeiro. Escolha o Grupo financeiro e deixe a opção Aparecer dentro de em branco.

5. Contabilização: É uma configuração para integrar com o sistema contábil da Questor. Se você não realiza essa integração contábil, deixe a opção em branco.

6. Visível no DRE: Determine se a categoria ficará visível no DRE.

Obs.: Não é possível excluir as categorias padrões.

Ao preencher os dados da categoria, clique no botão Salvar.

4. Lançamento de receita ou despesa

Sempre que houver um lançamento de receita ou despesa é de extrema importância que as categorias sejam vinculadas da maneira correta.

Você pode vincular no lançamento das contas:

Ou diretamente no contas a pagar/receber:

5. Gerar o DRE

Ao selecionar o mês e o ano, clique em Pesquisar (). Aparecerá a seguinte tela:

DRE gerado! 

Todas as categorias com seus respectivos valores serão apresentadas.

No início da tela, teremos três informações adicionais: 

Como são calculadas essas informações adicionais na tela inicial:

EBTIDA = Resultado operacional Líquido – Depreciação – Amortização

Margem de contribuição = Receita operacional líquida / Receita operacional bruta

Ponto de equilíbrio = (Despesas administrativas + Despesas com Pessoal) / Margem de contribuição

Quer saber mais sobre ponto de equilíbrio? Acesse o nosso artigo: Ponto de equilíbrio financeiro, econômico e contábil: o que são?

 

Ao final do DRE, teremos uma informação muito importante:

Você poderá exportar e imprimir seu DRE, veja a seguir:

Quer saber mais sobre o DRE? Dá uma olhada no nosso Blog vhsys! ?

Ainda ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a gente! Será um prazer te ajudar! ?

Até breve! ?

vhsys © 2021. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade

Concordar e Fechar