Central de ajuda / Aplicativos e Integrações
Artigos nessa seção
A PrestaShop é uma das plataformas de e-commerce mais populares do mundo e um dos projetos de código aberto de maior sucesso. Trata-se de uma empresa e uma comunidade global que permite que qualquer pessoa crie uma loja virtual rapidamente e com custos muito baixos. Na integração com o VHSYS, você poderá fazer o gerenciamento da sua loja virtual no Prestashop através de um ERP completo. Muito mais facilidade para controlar o faturamento, os pedidos, clientes, transportadoras, emissões de notas fiscais e muito mais.
Para realizar a integração com o sistema VHSYS será necessário instalarmos o aplicativo Prestashop que está disponível dentro da loja de aplicativos. No caminho abaixo:
Iremos clicar em e logo em seguida, ir até a opção
.
Ao acessarmos a loja iremos precisar procurar pelo aplicativo Prestashop, para isso utilize o campo de pesquisa para realizar a busca.
Ao localizar o aplicativo, clique na opção de instalar.
Ao término da instalação, quando clicamos na opção abrir, será apresentada a tela abaixo:
Obs: Para conseguirmos integrar a plataforma com o VHSYS precisamos que a versão mínima do Prestashop seja ‘1.4.0.0’ e a máxima ‘1.7.99.99’.
Para informamos ao sistema os campos acima, será necessário acessarmos a sua plataforma prestashop.
No campo iremos informar qual o endereço da sua loja virtual, lembrando que este campo é obrigatório.
Já no campo iremos buscar essa informação dentro da própria loja no painel administrativo.
Para isso acesse seu painel e confira os passos abaixo:
Dentro do painel administrativo, ao lado esquerdo da tela, iremos escolher a opção e no meu desdobrável que abre logo ao lado, iremos acessar a opção
.
Na tela seguinte, iremos precisar criar uma nova chave, ou caso você já possua uma chave criada, podemos também utilizá-la conforme mostra a imagem abaixo:
Para criar uma nova chave, será necessário acessarmos a opção:
Logo em seguida será apresentada a tela abaixo para a configuração de uma nova key.
Entenda agora qual a funcionalidade de cada campo:
Key: Podemos digitar uma chave, ou clicar no botão ao lado “Generate!” para ser criado uma chave de acesso de forma automática.
Key description: Podemos colocar uma descrição dessa chave, exemplo: “Chave utilizada no sistema VHSYS”.
Status: Neste campo iremos informar se a chave ela está ativa ou não.
Permissions: Será necessário habilitar as “totalmente” as permissões dos itens:
addresses,
carriers,
combinations,
customers,
order_states,
orders,
product_option_values,
product_options,
products,
states,
stock_availables,
tax_rules,
taxes
Obs: Lembrando que estas configurações são obrigatórias para liberarmos, mas caso tenha interesse de liberar a permissão de todos os itens, o sistema também aceitará.
Por último, clique na opção para salvar as alterações realizadas.
Por fim, sua chave será gerada e apresentada novamente na tela, conforme mostra o print abaixo:
Agora basta copiar sua Key e colar no campo “Token de acesso” no sistema vhsys.
Após isso, teremos as opções:
que irá validar as informações cadastradas acima.
onde iremos finalizar a etapa de integração do aplicativo Prestashop com o sistema VHSYS.
Então será necessário “testar a comunicação” para verificar se possui algum erro nas informações cadastradas acima e, estando tudo certo, podemos clicar sobre o botão “continuar” para finalizarmos o processo de integração.
Após a integração o sistema irá apresentar a tela abaixo:
Primeiramente iremos clicar sobre o botão de configurações .
Logo em seguida será apresentada a tela abaixo:
Dentro das opções de configurações, podemos alterar o endereço do site, assim como podemos alterar a chave cadastrada inicialmente.
E através dos campos de sincronização, deixaremos marcado as informações que desejamos que sejam cadastradas da plataforma PrestaShop para dentro do sistema VHSYS.
Obs: Para não duplicar os pedidos já cadastrados no sistema, será necessário que o código do produto do sistema VHSYS seja igual ao campo “Referência” do produto dentro da plataforma PrestaShop.
Ao finalizar, iremos clicar sobre o botão .
Finalizando as configurações, na tela inicial teremos as opções:
Ao clicar sobre este botão, iremos sincronizar todas as informações selecionadas na tela de configuração, exemplo: clientes, transportadora, produto e pedido.
O sistema irá apresentar também uma tela onde podemos escolher se queremos sincronizar todas as informações contidas na loja, assim como podemos sincronizar a partir de uma de uma data específica.
Para isso, basta escolher umas das opções e clique sobre o botão para iniciarmos a sincronização das informações.
Na tela principal, temos também disponível a opção de sincronização disponíveis dentro de cada aba (clientes, transportadora, produtos e pedidos).
Sempre quando clicarmos sobre esta opção de sincronização, iremos atualizar somente as informações da aba que está aberta, ou seja, somente os novos clientes, as novas transportadoras, novos produtos e pedidos.
Lembrando que podemos sincronizar todas as informações, ou a partir de uma data específica.
Em cada aba, possuímos também uma opção de pesquisa para buscarmos uma informação específica.
Dentro da aba pedidos, iremos localizar todos os pedidos sincronizados da plataforma Prestashop, com o sistema VHSYS.
Para criarmos um pedido no VHSYS, basta clicarmos em cima de um pedido em específico e o sistema irá nos direcionar para uma nova janela, como mostra a imagem abaixo:
Nesta janela iremos possuir informações do pedido, cliente e produtos. Estando de acordo, basta clicarmos no botão gerar pedido .
Ao clicarmos neste botão, o sistema irá trazer todas essas informações para dentro do módulo Vendas > Pedido.
Estando de acordo as informações, basta clicar no botão “Salvar” que está disponível ao final da página.
Ao final este pedido será apresentado dentro do vhsys representado pelo ícone , como mostra a imagem a seguir:
Lembrando que através da seta ações iremos conseguir enviar as informações financeiras do pedido para o contas a receber, podemos também lançar estoque para dar baixa nos produtos que estão saindo do estoque e podemos lançar as notas fiscais do cliente.
Todo produto do Prestashop que for emitido um pedido pelo sistema VHSYS, automaticamente, após salvar o pedido, o aplicativo irá mudar o status para “Emitido” como mostra a imagem a seguir:
Caso você controle seu estoque no Prestashop pelo VHSYS, será necessário sempre que lançar o estoque clicarmos no botão para essas informações serem atualizadas.
Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade
Concordar e Fechar