Central de ajuda / Aplicativos e Integrações

Artigos nessa seção

Aplicativo Sistema para Locações

  O aplicativo Locações integrado ao sistema online vhsys é uma solução para te ajudar a melhorar sua produtividade e reduzir a inadimplência. Com ele você consegue gerar a Ordem de Serviço e até mesmo a emissão de Notas Fiscais (NF-e) de movimentação do seu bem. 

Você também pode acompanhar o faturamento lançado diretamente no seu contas a receber através de inúmeros relatórios.

Dica: Para utilizar o aplicativo, basta acessar a Loja de Aplicativos dentro do sistema online vhsys. Veja como é fácil instalar o Aplicativo!

Obs.: Os aplicativos são recursos extras totalmente integrados ao vhsys com custo adicional. Foram desenvolvidos pensando em facilitar a gestão do seu negócio. Os aplicativos te ajudam a personalizar, potencializar e ampliar as ferramentas de gestão. Envio de e-mail marketing, SMS em massa ou uma loja virtual são algumas delas.

Confira como é fácil usar o aplicativo Locações! ?

Neste artigo você vai aprender a:

1. Configurar o aplicativo Sistema de Locações

2. Contratos — Sistema de Locações

3. Cadastrar uma Locação

4. Relatórios

1. Configurar o aplicativo Sistema de Locações

Após instalar e abrir o aplicativo Locações, acesse o menu Configurações ():

Abrirá a seguinte tela:

Nas configurações, você pode definir os parâmetros de estoque e qual lista de preço.

Reservar estoque ao enviar orçamento: Toda vez que você criar um orçamento e enviar para o cliente. O produto ficará reservado e você não correrá o risco de ficar sem.

Reservar produtos com estoque negativo: Quando o seu estoque estiver negativo o sistema deixará você fazer a locação normalmente sem nenhuma sinalização.

Dica: A lista de preço precisa ser cadastrada antes.

Obs.: Não é possível alterar a numeração das locações.

Após as definições, clique em Salvar.

2. Contratos — Sistema de Locações

Você pode optar por escolher um dos nossos modelos cadastrados ou criar o seu próprio contrato de acordo com sua necessidade.

No menu Contratos, clique em Cadastrar contrato:

Em seguida, aparecerá a seguinte tela:

1. Título: Defina o título do seu contrato.

2. Situação (Status): Escolha se o contrato está ativo ou inativo. Apenas os ativos  são disponibilizados para vinculação da operação e para envio por e-mail ao cliente.

3. Descrição: Insira as informações do seu contrato.

Após terminar, clique em Salvar. E os contratos cadastrados aparecerão assim:

A situação ficará como Ativo () ou Inativo ().

3. Cadastrar uma Locação

Para realizar uma locação, clique em Locações e na sequência clique em Nova Locação.

A seguir você deverá informar todos os dados necessários para gerar a operação conforme a imagem abaixo:

Clique em Continuar e aparecerá a seguinte tela:

Você ainda tem a possibilidade de selecionar o produto e indicar a quantidade e valor unitário. Ainda no campo reposição é apresentado o valor de venda em caso de extravio ou ainda se o produto ou bem for danificado.

Já os valores adicionais são reconhecidos como serviço na Ordem de Serviço da locação. Os campos de entrega e desconto são computados na tela de resumo para o cliente e são migrados para a ordem de serviço.

Clique em Continuar.

Após cadastrar a locação, aparecerá a listagem na tela inicial:

Para gerenciar suas Locações, disponibilizamos algumas Situações (Status) para o acompanhamento, como: Em aberto (), Aprovado (), Em andamento () e Atendida ().

Dependendo da situação (status), algumas opções dentro do botão Ações () podem variar:

Aprovar Locação (): Altera  a situação (status) de em aberto para aprovado com a opção de apenas visualizar a locação.

Criar Orçamento (): Aqui é exibido um resumo da locação com a opção de você criar um orçamento para envio ao seu cliente.

Reservar Estoque (): Se você optar por reservar o estoque, neste momento ele ficará indisponível para outras locações. A quantidade de produto ou bem indicado na locação só será liberada quando a locação for finalizada.

Imprimir locação (): Vai ser exibida todas as informações da locação para impressão.

 Excluir (): As locações aprovadas com reserva, não podem ser excluídas. Mas as com a situação em aberto com ou sem reserva podem ser excluídas.

Quando a situação (status) for Aprovado (), as opções serão:

Iniciar Locação (): Aqui a locação vai ficar com o status de andamento apenas para visualização.

Enviar Locações (): Abrirá uma tela para enviar a locação com o contrato por e-mail.

Gerar OS (): Abrirá uma tela com o resumo das informações da locação e você pode conferir os dados. Ao clicar em Gerar OS, o sistema irá te direcionar para os Dados da ordem de serviço dentro do vhsys.

Quando a situação (status) for Em andamento (), as opções serão:

Finalizar locação (): Quando você finalizar a locação o estoque reservado () vai ser disponibilizado novamente. Passará para a situação (Status) Atendida ().

Caso você não consiga localizar uma locação na lista, clique no campo de Pesquisa ou Busca avança para que o vhsys consiga localizar.

4. Relatórios

Você poderá escolher entre os seguintes relatórios:

Relatório de Movimentação: Escolha essa opção de movimentação para consulta avançada e utilização dos filtros por cliente, produto, data de início e data de término.

Relatório de Produtos: Escolha essa opção de produtos para utilização dos filtros por produto, data de início, data de término ou para saber o status atual da locação.

Relatório de Ocorrências: Escolha essa opção de ocorrências para utilização dos filtros por cliente, data de início, data de término e status da ocorrência.

Muito fácil, né!

Não perca tempo, habilite hoje o aplicativo no seu vhsys!

Entre em contato com a gente sempre que precisar, será um prazer enorme falar com você! 

Até breve! ?

vhsys © 2021. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade

Concordar e Fechar